Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Campus Ceres realizou sua 3ª Semana Acadêmica - Sintoniza IF

Campus Ceres realizou sua 3ª Semana Acadêmica

Evento de quatro dias ocorreu em três turnos, abrangendo áreas de Ciências Agrárias, Educação e Tecnologia da Informação

 

 

Na última quarta-feira, 22 de maio, teve início a III Semana Acadêmica de Graduação e Pós-Graduação do Campus Ceresdo Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O evento, que reúne atividades e ações de todas as graduações da unidade, além do workshop do Mestrado em Irrigação no Cerrado, se estenderá até sábado, 25, e tem participação de mais de 500 estudantes.

Na solenidade de abertura, ocorrida no Auditório Multifuncional do campus, o tom foi de união e fortalecimento das relações intercursos e da imagem da Instituição perante a comunidade. Esse foi um dos pontos altos do primeiro discurso, feito pela presidenta do Centro Acadêmico de Zootecnia, Jakcelly Custódio: “Como representação estudantil, deixo aqui um pedido – não desista! Não desista do que você escolheu fazer, não desista do seu curso, não desista do seu colega, não desista da nossa Instituição. Juntos somos muito mais fortes”.

 


A presidenta do Centro Acadêmico de Zootecnia, Jakcelly Custódio, acompanhada pelas presidentas dos demais CAs do campus

 

O diretor de Ensino da unidade, Adriano Braga, chamou atenção para a presença dos estudantes na construção do evento, que seguiu com entusiasmo mesmo diante das restrições orçamentárias: “Não é dinheiro que resolve os nossos eventos. Por que os estudantes do Campus Ceres participam das nossas ações? Porque eles estão inseridos, envolvidos em todas as etapas”, enfatizou ele, dando como exemplo o aplicativo elaborado para acompanhar a programação da Semana Acadêmica, a gravação e edição de vídeos com depoimentos e chamadas, as redes sociais criadas e alimentadas e até a decoração dos espaços – todos envolvendo diretamente a participação dos acadêmicos.

Também o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, reforçou o impacto das ações, principalmente os eventos, na formação. “Nós temos conceito máximo [no Ministério da Educação] porque não nos contentamos em fazer o mínimo”, disse, referindo-se ao desempenho da Instituição em suas ações, de sempre entregar para a sociedade mais do que se é exigido pela legislação. “E eu reconheço a importância dos eventos na formação dos estudantes. (…) Hoje o mercado não quer só o básico, só diploma. É por meio de eventos, de pesquisa, de ações de extensão que a formação de vocês é diferenciada”, completou Mateus, que finalizou sua fala fazendo um apelo: “Ajude a defender os Institutos Federais perante a sociedade”.

As falas da mesa foram encerradas pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Elias Monteiro, que representou o reitor, Vicente de Almeida, na solenidade. Monteiro elogiou o clima de empolgação dos estudantes, que lotaram o Auditório durante a abertura, e envolveram-se diretamente na organização do evento: “Quando adentramos este espaço nós somos contagiados por essa jovialidade, essa vontade de fazer, de mudanças, que é própria de vocês”. Dentro do escopo que norteou as falas da mesa, o pró-reitor enfatizou o compromisso da Reitoria e também da gestão do Campus Ceres para “desenvolver com responsabilidade as ações do IF Goiano”, conforme o orçamento disponível.

 


(Esq. para dir.) Jaqueline Ribeiro, presidenta da comissão organizadora da III Semana Acadêmica, Cleiton Mateus, Elias Monteiro, Adriano Braga e Jakcelly Custódio

 

 

Semana Acadêmica, um evento de todos – Ao apresentar a programação do evento, a presidenta da comissão organizadora desta edição da Semana, Jaqueline Ribeiro, comemorou o empenho dos servidores e estudantes envolvidos na realização. Considerado o maior evento do Campus Ceres, ele reúne diversas ações anteriormente realizadas de forma separada, como a Semana de Ciências Agrárias, o Ciclo de Palestras de Zootecnia e os simpósios dos cursos de licenciaturas em Química e Ciências Biológicas e de Sistemas de Informação.

Para Ribeiro, ao detalhar a história do evento é possível verificar, ao longo dos anos, uma maior integração e entendimento entre os estudantes dos cursos e mesmo entre os coordenadores, propiciando um amadurecimento. Marca disso, ressalta a presidenta da comissão, é a marca de 500 inscrições pagas e uma programação consistente, que totalizam 26 horas de evento, com atividades ocorrendo paralelamente, divididas em quatro dias.

 



Nas fotos, estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia integrantes da comissão organizadora do evento

 

Profissão do Futuro – A abertura foi encerrada com palestra sobre a inovação e sua importância para a nova modulação das carreiras. A convidada foi Juliana Ribeiro, graduada em Tecnologia em Programação de Computadores/ Tecnologia da Informação e proprietária do portal de notícias Bizmeet.

Durante sua exposição, a palestrante focou na importância de acompanhar as tendências de mercado, antevendo-se às necessidades para incrementar a própria carreira, de forma a estar preparado no ambiente de concorrência do mercado. “Não existe fórmula de bolo, precisamos é ter as ferramentas certas”, explicou, enfatizando o uso progressivo da tecnologia: “As tecnologias estão entrando em várias vertentes. Se eu faço Agronegócio, por exemplo, sei que há vários usos de robôs na área. Então preciso começar a procurar sobre isso, ir atrás de material, artigos, eventos, palestras”.

Neste contexto da profissão do futuro, inovação é essencial. Para Juliana Ribeiro, demonstrar familiaridade com o tema já é um diferencial no currículo, que pode significar a contratação numa seleção. A palestrante explica que, dado o dinamismo do mercado e, principalmente, das inovações tecnológicas, quem ignorar a importância e refutar se adaptar à realidade poderá ser prejudicado. Como exemplos, ela citou empresas como Uber e AirBnB – ambas negócios mundialmente reconhecidos e que ofertam, respectivamente, serviço de táxi e hospedagem sem possuem frota de carros ou redes de hotéis. O sucesso? A oferta desses serviços de forma colaborativa e inovadora.

Ascom Campus Ceres

Por Tiago Gebrim

Fotos: Alexandre Oliveira

Deixe seu comentário:

© Sintoniza IF - Todos os direitos reservados